sábado, 19 de março de 2011

A Liberdade

li.ber.da.de sf  1. Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação. 2. Estado ou condição de homem livre. 3. Confiança,intimidade (às vezes abusiva). 
'' São exatamente essas palavras que vocês encontrarão se pesquisarem no aurélio século XXI. ''
                                        Para filosofia este conceito está muito resumido .
     Questionar se somos realmente livres nos faz ver que não somos. Mas não por não sermos livres por si só.Percebemos que não somos livres porque passamos a enxergar que não vivemos a liberdade em todas as suas dimensões: liberdade de pensamento,de expressão,liberdade de opinião ,dentre outras. O fato é que todo ser humano nasce livre,mas nem todos têm a chance de usufruir dessa liberdade. Quantos casos já vimos de crianças que precisam trabalhar para poder viver? E mais ainda,muito mais.
       Nem todos têm acesso ao conhecimento,e essa é uma das maiores prisões.É como viver eternamente dentro de uma caverna escura*,a caverna do não-saber,à qual nós chamamos de "ignorância".
      O nosso governo,que deveria ser fundamentado inteiramente nos códigos da constituição,a qual assegura a liberdade para todos,não investe em educação,para libertar essas pessoas da ignorância. E com isso,criam ao invés de liberdade,mais cercos ainda ,prendendo nossas mentes.
       Ser livre também requer uma grande responsabilidade.Responsabilidade consigo mesmo,com o meio-ambiente e responsabilidade para com o outro também; afinal não podemos sair fazendo tudo o que vier à nossa cabeça sem pensar nas consequências.Devemos garantir que nossos modos,nossas vontades e nossas decisões não façam mal e não façam sofrer à ninguém,especialmente a nós mesmos.Só quando o ser humano entender  isso, nosso mundo poderá encontrar a felicidade e a liberdade de fato,aquela que tanto se busca e pela qual tanto se luta. Só quando o ser humano entender isso,ele vai poder erguer a cabeça bater no peito e dizer:
                                              "Sim,eu sou livre."  

                                                          
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário